Essa unidade estudamos 7 tipos de Teatro, são eles:
Teatro
Infantil
O teatro infantil é
uma apresentação cênica feita para crianças onde os atores utilizam muita
criatividade, imaginação, fantasia e emoção. Os temas mais utilizados são os
contos de fadas e fábulas. Por que é isso que alegra mais as crianças. Isso dá
muita imaginação e criatividades para os pequeninos.
O
teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo, em
Portugal, parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo.Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.
Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
No entanto é de uma enorme importância que o professor de teatro tenha formação não só pedagógica mas também artística, pois um mau direcionamento poderá levar a problemas futuros irreversíveis no desenvolvimento da criança.
O Teatro Infantil é Voltado para o público Infantil, caracteriza-se
pela fantasia e criação dos personagens, onde as crianças imaginam coisas além
do que se é apresentado, fixando-se nos detalhes e exigindo a perfeição da
montagem em si, uma das mais difíceis formas de teatro, pois as crianças são muito exigentes e percebem erros e falhas que os adultos não percebem e/ou deixam passar em branco se perceberem.
Teatro de
Fantoches
Teatro de Bonecos ou Teatro de Marionetes é o termo que
designa, no teatro, a apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos
de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais
caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
É o Teatro onde precisamos usar a voz e criar personagens ou
mesmo se adaptar a eles. Exige também uma habilidade com as mãos, pois é
através dela que vamos dar a expressão corporal e facial dos bonecos.
Concluindo, é um teatro voltado para todos os públicos, porém chama mais
atenção das crianças. Seu ponto forte é a criatividade, o cenário, as mãos e a
voz, montados onde se tem foco de pessoas, como parques, escolas, praças,
igrejas, reuniões e etc.
Teatro Lambe-lambe
O teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa linguagem é de origem remota com registros do antigo oriente que reaparece no Brasil na década de 90 e tem estado presente em mostras paralelas em festivais de Formas Animadas e/ou em vídeos, onde tem sido mais apresentado nos últimos tempos pela internet, televisão e etc.
Teatro de Rua
Teatro de rua é uma modalidade teatral em que os atores
utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto, sobretudo nas cidades.
Nesta atividade, rua é todo espaço público aberto e
apto a receber um espetáculo teatral, como parques, praças, monumentos,
edifícios, rios, entre outros, em oposição aos locais fechados.
Dentro dessa modalidade teatral, o
espaço urbano e
tudo que nele está contido, pode vir a ser mais do que espaço de representação,
ou seja, ao mesmo tempo que a cidade é local da encenação, o espetáculo pode
se valer de uma paisagem como cenário ou um monumento como elemento cênico etc.
No meio Cristão é uma ótima arma para evangelização da massa popular por
levar a mensagem a quem está presente naquele local e esta mensagem ser aceita
de maneira mais simples.
Voltado para o público de rua onde não
necessitam ir até o teatro, geralmente é um espetáculo impactante e gratuito, onde o cenário pode, ou não, ser os próprios objetos e paisagens naturais que o cercam.
Teatro Invisível
O Teatro Invisível é uma
ramificação do Teatro do Oprimido (TO) criado pelo teatrólogo brasileiro
Augusto Boal. O TO (BOAL, 1975) é um método que tem como objetivos a
democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais
menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e da
problematização dos valores instituídos socialmente. Dentro dessa abordagem
existe o Teatro Invisível, forma
de encenação na qual apenas
os atores sabem tratar-se de uma encenação. Os espectadores presenciam e julgam
a cena como real. Neste trabalho, foi
observado o espectador adulto, pois segundo Mishine, acredita-se que na
fase adulta normal algumas estruturas do aprendizado já estão estabilizadas,
valores introjetados e existe uma maior tolerância à frustração. Partindo dessa
abordagem a observação teve como um dos objetivos avaliar essa visão de ser
humano estável.
Resumindo: O teatro invisível é apresentado para as pessoas do cotidiano afim de
levar uma mensagem social em que os espectadores não descubram que é um
teatro e sim vida real.
Teatro de Sombras
O Teatro de Sombras é uma das formas (gênero) mais antigas e belas de representação do teatro com bonecos, e suas manifestações remontam ao Wayang Kulit de Bali, Indonésia; Karagöz e Hacivat do teatro turco e o teatro de sombras chinês. Personagens, objetos e cenários, concebidos em suas formas mais típicas, têm uma elaborada e demorada confecção. As técnicas, transmitidas de geração em geração, trabalham a pele animal até que esta se torne "transparente" ou se utiliza a seda (tecido) ou o papel. Em outra etapa, a pele, o papel ou a seda, são recortados tomando a forma do personagem pretendido e trabalhados a partir da feitura de minúsculos furinhos e recortes por onde a luz passará, projetando a sombra. Algumas peças, de tão transparentes, permitem a passagem de luz e trabalhadas em cores, refletem figuras coloridas. Outras mais "simples", mesmo que projetadas apenas sob o aspecto "luz e sombra" (preto e branco) durante as apresentações teatrais, quando vistas de perto, são coloridas e minuciosamente desenhadas.
Um teatro basicamente de origem asiática
onde se usavam as sombras para contar histórias, uma das formas mais belas de
teatro que existe deixando seu público muito envolvido.
Teatro de feira
Se designa teatro de feira os espetáculo teatrais desenvolvidos dentro das feiras populares que aconteceram ao redor da Abadia de Saint-German-de-Prés e da igreja de Saint Laurent, em Paris, e mais tarde da igreja de Saint-Ovide, durante os séculos XVII e XVIII durante o verão europeu.
Ao mesmo tempo que Shakespeare e Lope de Vega iniciavam seu trabalho em Londres e na Espanha, havia em Paris seis grandes feiras, mas apenas duas tiveram reconhecida importância como locais constantes de manifestação teatral: as feiras de Saint-Germain, que durava de 3 de fevereiro à Páscoa e de Saint-Laurent, no verão europeu, do final de junho ao final de outubro, nos quais se apresentavam artistas variados em sucessivos números de dança, canto, malabarismo, acrobacias, mímica, números de bonecos, animais amestrados e pequenas cenas teatrais de caráter farsesco (Brown, 1980, p.41).
Os espetáculos da feira, empreendimentos privados e não permanentes, não eram subvencionados pelo rei nem por sua entourage, e dependiam apenas do comércio nas bilheterias. O sucesso era o primeiro objetivo de seus espetáculos que não se propunham apenas a sensibilizar o público, mas a conseguir que este desse algo em troca dessa sensibilização. Não realizavam um teatro de repertório nem de alternância de peças, como faziam os elencos estabelecidos sob a égide real. Interpretavam a mesma peça até suprir a platéia ou ver esvaziar os assentos, assim, poucas peças foram representadas mais de sete vezes .
Resumindo, o Teatro de Feira teve seu surgimento nas feiras de Paris e era apresentado na próprias feiras, onde seu objetivo principal era render lucro ao artista que se apresentava de diversas formas. Ainda hoje, podemos ver o teatro de feira, não propriamente na feira, mas no comércio, onde há um grande numero de pessoas, pois é aí que artistas, como estátuas vivas, malabaristas, mágicos e etc, se apresentam para ganhar dinheiro.
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